quarta-feira, 3 de abril de 2013

Modelos Lógicos Baseados em Registro

O modelo lógico baseado em registro é um tipo de modelagem usada nos bancos de dados. Nesse modelo, os dados são estruturados em diversos tipos e a vantagem dele é que ele deixa mais simples a implementação física dos bancos de dados.
Seguem abaixo os três modelos de dados mais aceitos, sendo que o mais usado é o relacional:

Modelo de Redes: No modelo de redes, os dados são feitos em forma de coleção de registros, e os relacionamentos em forma de ligação. Os registros são organizados como grafos arbitrários.

Modelo Hierárquico: O modelo hierárquico é semelhante ao modelo de redes, com a única diferença na maneira de organização dos dados. Ao invés dos dados serem organizados em grafos arbitrários, eles são organizados em coleção de árvores.

Modelo Relacional: O modelo relacional representa os dados em forma de tabelas, cada tabela tem um nome único e um determinado número de colunas. Toda tabela possui atributos que são representados nas colunas das tabelas. O atributo que tem a capacidade de definir um registro, ou seja, o atributo que é unico para cada registro dentro de uma tabela(exemplo CPF de uma pessoa, CNPJ de uma empresa, CRM de um médico, entre outros), será chamado de chave primária.

Basicamente, os modelos lógicos mais usados são esses, e, é claro, que não é possível descrevê-los em poucas linhas, mas é possível ter uma noção básica com as informações que foram descritas acima. Como conclusão, a vantagem de se usar os modelos lógicos em um banco de dados, é que o seu banco de dados, independentemente de qual modelo utilizar, ficará mais organizado e mais fácil de entender, além disso, pelo fato de eles terem sido criados, foi natural ocorrer uma padronização, o que ajuda mais na compreensão do banco de dados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário